Gateiros

É comum escutar de quem nunca teve um felino que eles não são amorosos. Que são frios e apáticos. Principalmente comparado aos cães. Mas só pensa assim nunca conviveu com um bichano. Os gatos são inteligentes e sabem demonstrar o amor para seus tutores. Quanto mais informações são compartilhadas, menos mitos ganham forças. Assim, a população de gateiros aumenta. Um estudo desenvolvido pelo instituto IBOPE em parceria com a Waltham@Research Center e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), aponta os aspectos que os donos de felinos consideram positivos: o felino entende o humor do dono, é companheiro, independente, tem um bom tamanho e super higiênico.

Veja alguns comportamentos felinos:

1) Olhar Beijoqueiro

É quando te olha e manda uma piscadinha. Gesto que ficou conhecido como “eu te amo” ou te mandou um beijo. A piscadinha é lenta e ele faz olhando pra você. Conexão única de confiança e amor! Seu felino é doido por você .

2) Massagem/Amassadinhas

O gato, desde pequeno, faz isso na mamãe para estimular produção de leite. Ação está associada ao bem-estar. Se seu felino faz massagem em você, aproveite! É sinal que ele se sente seguro pra manter o costume carinhoso em você.☺

3) Ronronar

O ‘motorzinho’ ligado pode indicar muitas coisas. Entre elas: agressividade, contato e reconhecimento. A intensidade do som emitido também pode variar. Mas quando seu gatinho ronrona deitando em você, pedindo carinho e te afofando, ele está dizendo que te ama.

4) Cabeçadas

Do nada, seu gato chega e dá uma cabeçada na sua perna. Ou fica passando entre elas, esfregando o corpo. Até se joga no chão! Seu bichano está falando

que está seguro, feliz e confia em você. Além de sinalizar que é um bom momento para receber um carinho do tutor. Vale ressaltar que ele também está marcando território em você e liberando feromônios associados ao prazer. É muito amor!

5) Barriga pra cima

É mais que um sinal de segurança. Seu gato deixa bem claro que está feliz e seguro. Se ele dormir assim ou aceitar carinho na barriga, comemore.

Em 2020, o Instituto H2R, a pedido da Comissão de Animais de Companhia (Comac), realizou uma pesquisa em todo o Brasil com o objetivo de identificar a presença de cães e gatos nas casas e analisar o comportamento de seus tutores. De acordo com estudo, 33% dos cães e 59% dos gatos que moram nos lares brasileiros foram adotados, o que se deve à mudança de comportamento da população.

Os gatos nos amam e nós amamos eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.