Fique de olho na saúde do seu pet

No mês de julho lembramos dos cuidados com a saúde ocular. O Dia Mundial da Saúde ocular é comemorado no dia 10 de julho, mas o alerta deve ser diário. É preciso atenção com seu pet! Catarata, secreção e olhos secos são algumas doenças que afetam a qualidade de vida dos cães e gatos. Por isso, prevenção é sempre a melhor escolha para o bem estar do seu pet. Sobre saúde dos olhos, conversamos com a oftalmologista veterinária Andréa Barbosa.

Dra, secreção nos olhos é normal?

Secreção ocular não é normal! Sempre que há acúmulo de muco nos olhos, lacrimejamento ou pus é importante procurar um oftalmologista pet. A secreção não é normal em nenhuma raça de cão ou gato! Este pode ser um sinal precoce de alterações importantes e o diagnóstico precoce é fundamental para o bem estar dos pets!

Raças braquicefálicas, como Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Buldogs são predispostos a vários distúrbios de superfície ocular que podem gerar desequilíbrio, resultando em acúmulo de secreção e gerando risco de condições graves como síndrome do olho seco e úlceras de córnea.

É muito comum ver cães passeando de carro com a cabeça pra fora da janela. Exposição ao vento é um problema para os olhos?

Este hábito oferece alguns riscos, como a entrada de corpos estranhos nos olhos (areia, pedrinhas e outros, que podem ser deslocados pelo vento e pelo movimento dos carros no asfalto). Além disso, o risco é aumentado para cães de raças braquicefálicas que tem maior exposição dos olhos e são predispostos à síndrome do olho seco (ceratoconjuntivite seca).

Além das secreções, a quais outras alterações nos olhos devemos ficar atentos?

Olhos vermelhos, alterações do aspecto do olho (esbranquiçado, azulado, avermelhado, embaçado…). Também alterações de tamanho ou posição do globo ocular, assimetria entre os olhos ou olhos fechados ou piscando excessivamente. Observar se o cão tem desconforto associado à claridade e coceira nos olhos.

Fique atento! As alterações nos olhos são frequentes em cães e gatos, podendo trazer desconforto ao animal ou comprometimento da visão. “O exame oftalmológico periódico é fundamental para diagnosticar precocemente e prevenir complicações associadas a estas doenças, representando um cuidado importante com a saúde dos animais’, conclui a especialista.

Todo mundo de olho na saúde do seu pet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.